terça-feira, 29 de julho de 2014

CARTA AO MINISTRO DO MCTI, CLELIO CAMPOLINA DINIZ


Excelentíssimo Ministro da República
Clelio Campolina Diniz
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
70067-900 – Brasília – DF
São Paulo, 28 de julho de 2014

Excelentíssimo Senhor Ministro,

Recentemente fomos surpreendidos por uma notícia anunciada na mídia internacional e nacional (http://blogs.nature.com/news/2014/07/sao-paulo-state-joins-megatelescope.html) de forte repercussão para a comunidade astronômica brasileira sobre possíveis negociações do MCTI para dividir os custos de U$ 40 mi do Giant Magellan Telescope (GMT), projeto aprovado pela FAPESP. A Diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) foi questionada sobre estas negociações e, desconhecendo o assunto, contatou pesquisadores e lideranças das principais Unidades de Pesquisa do MCTI (LNA, ON, INPE), mas infelizmente estes também desconheciam o teor do acordo e a situação do mesmo.

Embora não restem dúvidas quanto aos benefícios que a adesão a este telescópio trará aos pesquisadores do Estado de São Paulo, alertamos que este assunto não foi discutido em nível nacional e suas implicações aferidas pelos astrônomos brasileiros dentro de um Plano Nacional de Astronomia. Durante a XXXVIII Reunião Anual da SAB, promoveremos uma Mesa Redonda sobre os Grandes Telescópios, a realizar-se às 19 h em 1o de setembro de 2014 no Hotel Atlântico, em Armação de Búzios, RJ. Gostaríamos de convidar V.Ex.a para participar desta mesa redonda. Antecipamos que um total de 300 astrônomos profissionais participarão desta reunião.

Como é do conhecimento de V.Ex.a, o acordo de adesão do Brasil à Organização Europeia de Pesquisa Astronômica no Hemisfério Austral (ESO, European Southern Observatory), foi um projeto amplamente discutido em nível nacional e apoiado por mais de 80% da comunidade astronômica brasileira. Entretanto este projeto, com pleno apoio do MCTI desde 2010,  se encontra no congresso desde fevereiro de 2013 aguardando ratificação.

No intuito de impulsionar este processo, em 4 de junho, houve uma reunião de representantes da SAB com a Secretária Executiva do MPOG, Eva Maria Dal Chiavon, Dep. Jorge Bittar (PT-RJ) e Hudson Mendonça (MCTI). Nesta reunião decidiu-se que o MCTI prepararia uma contra proposta para uma renegociação do valor do acordo ESO, considerado alto pelo MPOG. Porém até o presente momento, ainda não tivemos notícias sobre o andamento das negociações, sobre as quais aproveito para indagar a respeito.

Coloco-me novamente à disposição e muito nos honraria a possibilidade de aprofundar essa série de argumentos com V.Exa., em ocasião de sua conveniência.


Certa de poder contar com a sua colaboração, agradeço a atenção e subscrevo-me cordialmente,

Adriana Válio
Presidente
Sociedade Astronômica Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário