segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O DIA DO ASTRÔNOMO


Há muito que a Astronomia deixou de ser "apenas" um campo da ciência, de pesquisa básica. Sua multidisciplinaridade a tornou um importante vetor de ensino e divulgação científica. Isso sem mencionar os avanços tecnológicos constantes, propiciados pelo desenvolvimento de novos instrumentos. Astrônomos empurram os limites da tecnologia, têm a responsabilidade de contextualizar a existência humana no universo, despertando a curiosidade do grande público e, com isso, são responsáveis também pelo engajamento dos jovens em ciências. O imaginário despertado pelas imagens astronômicas e pelo estudo do espaço é facilmente absorvido pela curiosidade infantil, fato este atestado pelo enorme sucesso das Olimpíadas de Astronomia.

Basta tomar o exemplo recente do cometa ISON que mobilizou entusiastas do mundo inteiro em uma campanha que durou quase um ano, intensificando-se nas últimas semanas. Nem a confirmação do bóson de Higgs foi capaz de gerar tanta atenção. O grande interesse do público e a enorme cobertura da mídia trouxeram um volume de informações dos mais diferentes campos da física, biologia, química e claro, da astronomia. Contextualizado e bem trabalhado, eventos como esse representam uma porta de acesso lúdica e didática ao método científico. O papel do astrônomo hoje está intimamente ligado ao aprimoramento do ensino e da popularização da ciência.

O dia 02 de dezembro ficou conhecido como o dia do astrônomo, que começou a ser celebrado informalmente na década de 1980. A data foi instituída pela assembléia legislativa do estado do Rio de Janeiro em 2006 e no âmbito federal, tramita um projeto de lei desde 2009 visando instituir a data nacionalmente. Ela coincide com a data de nascimento do imperador D. Pedro II, um grande entusiasta das artes e ciências, em especial da astronomia. No âmbito internacional, adota-se o dia 08 de abril como o dia mundial da Astronomia.

Que todos nós tenhamos céus limpos e escuros em nossas trajetórias! Feliz dia do astrônomo!

Cássio Leandro Barbosa
(UNIVAP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário