domingo, 17 de novembro de 2013

ACORDO ESO APROVADO TAMBÉM PELA CCTIC



Em 8 de novembro de 2013, o relator Dep. Jorge Bittar (PT-RJ) da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) emitiu seu parecer favorável ao Acordo de Adesão do Brasil à ESO, o qual pode ser acessado no link:


Apenas cinco dias depois, em 13 de novembro, o relatório foi aprovado pela CCTIC. O áudio da sessão pode ser ouvido através do link:



O Relatório ressalta que o Brasil tem acesso aos telescópios desde 2011 e que até hoje já foram obtidas um total de 147 noites de observação por brasileiros. A estimativa do custo por noite é de aproximadamente 50.000 a 100.000 euros dependendo do telescópio.

Além de tempo em telescópios, o relator enfatiza os benefícios também para a indústria nacional. A construção de grandes instrumentos de alta tecnologia terá impactos em áreas paralelas, inclusive industriais. Lembrando que as normas internas do ESO estipulam que 75% dos investimentos de um dado país devem retornar como benefícios à indústria local. Espera-se também um desenvolvimento da atividade aeroespacial.

A formação de cientistas brasileiros certamente se beneficiará de uma maior inserção da comunidade científica brasileira na internacional. A única maneira dos astrônomos brasileiros terem acesso ao ALMA é através deste acordo.

Por fim, o relatório avalia os benefícios ao Brasil resultantes da adesão à ESO como:
       Aumento da produção científica e tecnológica brasileira;
       Desenvolvimento da educação superior brasileira nas carreiras científicas;
       Bens e serviços de empresas brasileiras via concorrência para construção de novos instrumentos;
       Aprendizado tecnológico da indústria nacional em setores de ponta da indústria europeia;
       Programas de popularização de ciência da ESO trarão benefícios para o sistema de ensino médio, básico e fundamental.

A próxima comissão importante agora é a de Finanças e Tributação (CFT), cujo relator é o Dep. Afonso Florence (PT-BA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário